• Foto do escritorFundação HdC

Projeto Isabel Theodora | (Re)Alojamento Social

A situação do alojamento na Herdade da Comporta envolve questões de cariz contratual, patrimonial, urbanístico e social.

Através do Programa “Vistorias Sociais”, a Fundação da Herdade da Comporta acompanha as famílias residentes, monitorizando simultaneamente a sua condição social e o estado geral das habitações.

Em 2011, foi criado o Projecto Isabel Theodora de (Re)Alojamento Social, e a Fundação recebeu a responsabilidade de gerir um pequeno número de casas para a versão piloto do projecto.

Iniciaram-se obras de manutenção dessas casas, regularizaram-se as situações contratuais e proporcionou-se o acompanhamento às famílias. A Fundação encara as casas da Herdade da Comporta, onde habitam famílias de ex-trabalhadores e seus descendentes, como uma situação de "habitação social" resultante de 50 anos de responsabilidade social e corporativa da empresa.

Atualmente, essa "habitação social" encontra-se dispersa e distribuída por sete aldeias, garantindo a inclusão social e preservando as características tradicionais e urbanísticas das localidades. Ao longo dos anos, as famílias acompanhadas pela Fundação, residentes nestas casas, têm melhorado a sua qualidade de vida e estabilizado a sua situação laboral, o que se reflecte no aumento dos valores das rendas.

O alargamento deste projecto poderá beneficiar mais famílias e proporcionar mais rendimento à Fundação, garantindo a sua continuidade e consistência.

E NO FUTURO?

O impacto do desenvolvimento exerce uma pressão considerável sobre as aldeias da Comporta e suas comunidades. Não se trata apenas de garantir habitação digna às populações residentes e seus descendentes; trata-se de pensar no futuro de aldeias que, no século passado, já foram eco-sustentáveis. Por exemplo, o abastecimento elétrico da Comporta provinha de um gerador situado na Fábrica de Descasque e alimentado a 100% com a casca do arroz.

O crescimento das aldeias será inevitável.

Por estas razões, os objectivos deste eixo de intervenção da Fundação são:

• Garantir habitação acessível às populações.

• Preservar as características tradicionais paisagísticas, arquitectónicas e culturais das aldeias.